Quando foi a última vez que você fez uma nova negociação com fornecedores?
A negociação com fornecedores é uma das melhores maneiras de diminuir os custos e consequentemente ajuda a obter mais lucros em seus negócios.
Como se costuma dizer, tudo é negociável, mas você deve estar preparado antes de ir para a mesa de negociação com fornecedores. Para ajudá-lo a obter o melhor negócio, criamos um artigo com sete dicas que podem lhe dar a vantagem.
1. Apresente-se como alguém que vai comprar bastante
Os fornecedores são como qualquer outro proprietário de negócios: eles querem vender o máximo de produtos possível e eles apreciam os clientes que os ajudarão a atingir essa meta.
Ao negociar com fornecedores, certifique-se de que você é alguém que lhes dará negócios de forma recorrente e a longo prazo. Se você tem um histórico de compras anteriores, informe-as sobre quanto negócio elas podem esperar de você com base nessas compras.
E se você está apenas começando, forneça a eles um plano de projeções de compras baseado em lógica e pesquisa.
2. Negociação com fornecedores não é apenas preço
Se o fornecedor não se aceitar negociar o preço, você ainda pode negociar outras coisas que ajudarão a reduzir suas despesas (veja outros objetivos do gerente de compras).
Por exemplo, você pode negociar uma melhor condição de pagamento, redução da entrada, obter um desconto ao comprar em lote, que os custos de frete sejam custeados pelo fornecedor ou ainda uma garantia maior pelos produtos comprados.
Tenha em mente que compras são o principal fator que atinge o fluxo de caixa, por isso ganhar mais prazo para pagar é sempre uma boa ideia.
3. Converse com vários fornecedores
A fim de incentivar preços competitivos, fale com pelo menos três fornecedores e deixe que cada um deles saiba que você está obtendo outras cotações de preços.
Explique a eles que você irá comprar com o fornecedor que irá lhe oferecer o preço mais competitivo. Não se esqueça de levar em consideração a qualidade ao considerar as ofertas.
4. Pague à vista para receber um maior desconto
Essa dica contraria o que falamos no item 2, mas vamos justificar. Se sua empresa tem um fluxo de caixa saudável, talvez comprar à vista seja uma boa opção.
Os fornecedores estão preocupados com suas contas a receber, assim como qualquer outro proprietário de negócios, portanto, outra maneira de garantir descontos maiores é oferecer grandes valor à vista em suas compras.
Se o fornecedor sabe que receberá de 50 a 60 por cento de você à vista, você aumentará seu poder de barganha, e eles podem estar mais propensos a lidar com os preços.
5. Não aceite a primeira oferta
As regras são as mesmas ao lidar com um fornecedor como em qualquer negociação comercial, e a regra mais básica é nunca aceite a primeira oferta da outra parte.
Em vez disso, você pode fazer uma contra-oferta ou pedir que ela entre em contato novamente com um preço melhor.
Você pode justificar isso com a quantidade de negócios que está oferecendo para dar a eles, o fato de desejar uma parceria de longo prazo com eles ou porque o preço inclui serviços ou recursos que você não pretende usar.
6. Considere a possibilidade de comprar apenas de um único fornecedor
Os fornecedores adoram compradores B2B que tem um nível alto de compras, e muitas vezes isso garante descontos maiores e outras vantagens dos fornecedores.
Se você tem dado sua empresa a vários fornecedores, considere transferir tudo para um. Mas antes de fazer a transição, ligue para o fornecedor e fale com ele sobre o aumento de descontos em troca de todos as suas compras.
7. Seja parceiro de seus fornecedores
Não importa quanto você compra de seus fornecedores, se você for um cliente problemático, talvez não consiga o melhor negócio, pois é muito trabalho para fazer negócios com você.
É importante manter bons relacionamentos com fornecedores lembrando que, embora eles precisem de você como cliente, você também precisa deles.
Certifique-se de pagar suas contas em dia, manter comunicações abertas e tratar o relacionamento como uma parceria, onde ambos obtêm o que você precisa.
Negociação com fornecedores não tem que ser difícil, mas vale a pena ter um plano antes de abordá-los. Siga as sete dicas acima para aumentar suas chances de sair do vencedor.